segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Pará UFPA lança o movimento 'Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30', em Belém
ParáÚltimas notícias

UFPA lança o movimento 'Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30', em Belém




Segundo a organização, a proposta é sensibilizar a comunidade acadêmica e promover o protagonismo das vozes amazônicas no contexto das mudanças climáticas. Campus da UFPA no bairro do Guamá, em Belém.
Divulgação
A Universidade Federal do Pará (UFPA) lança nesta quarta-feira (5) o movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, em Belém. A programação contará com debates, exposições científicas e convidados de diferentes regiões do Brasil.
Segundo a organização, a proposta é sensibilizar a comunidade acadêmica e promover o protagonismo das vozes amazônicas no contexto das mudanças climáticas.
A iniciativa busca fortalecer o diálogo com diferentes grupos sociais, movimentos populares e instituições da região amazônica, destacando as particularidades locais nas soluções que serão debatidas durante a COP.
A UFPA instituiu em dezembro de 2024 a Comissão Executiva da COP 30, composta por cinco professores de diferentes áreas do conhecimento: Antônio Maués, Flávio Barros, Izabela Jatene, Leandro Juen e Maria Ataíde Malcher.
J10 entrevista: os desafios do Brasil na COP 30
A professora Izabela Jatene, membro da Comissão Executiva, diz: “Este evento representa o início de uma mobilização ampla e contínua para garantir que a ciência amazônica esteja no centro das discussões climáticas globais”.
O movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30” propõe construir uma ponte entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais, valorizando a diversidade da região.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Programação
O evento contará com a participação de representantes de movimentos sociais, reitores de universidades da Amazônia e especialistas no tema das mudanças climáticas.
Entre os convidados confirmados, estão lideranças indígenas, quilombolas e representantes da sociedade civil organizada.
O evento coloca em destaque a mobilização social e os desafios da COP 30, incluindo atores diretamente envolvidos na temática do meio ambiente.
“Reafirmamos nosso compromisso com a ciência, a inclusão e a sustentabilidade e acreditamos que alternativas responsáveis voltadas ao futuro e ao equilíbrio climático do planeta envolvem diretamente a maior floresta tropical do mundo”, diz o reitor Gilmar Pereira da Silva.
Serviço
Ciência e Vozes da Amazônia na COP-30
Data: 5 de fevereiro de 2025
Local: Auditório Benedito Nunes – UFPA
Horário: 9h às 18h30
Vídeos com todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SantarémÚltimas notícias

Santarém registra 43,6mm de chuva nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 26

Chuva torrencial registrada na última segunda-feira do mês de janeiro em Santarém...

SantarémÚltimas notícias

Saiba qual serviço de saúde procurar para evitar superlotação e longas esperas em Santarém

Pacientes no corredor de consultórios e Raio-X da UPA 24H, em Santarém,...

SantarémÚltimas notícias

Mulher que ‘chefiava’ tráfico de drogas no bairro Liberdade é presa tentando esconder drogas em ursos de pelúcia em Alenquer

Ao adentrar na residência, foram encontrados diversos tipos de drogas como: Cocaína...

SantarémÚltimas notícias

Motorista 'fura' sinal vermelho para tentar fugir de abordagem da PM e acaba preso por tráfico de drogas no Aeroporto Velho

Drogas encontradas com motorista que ‘furou’ sinal vermelho para fugir da polícia...

Portal Encontro das Aguas