segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Internacional Europa foi negligente e Trump força mudança de rota, diz professor
Internacional

Europa foi negligente e Trump força mudança de rota, diz professor


Desde quando tomou posse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump exigia que os países europeus investissem pelo menos 2% de seu PIB em defesa.

Nações como a Alemanha, por exemplo, já tinham aumentado significativamente seus gastos militares, especialmente após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

A Europa está buscando uma maior autonomia militar em relação aos Estados Unidos, segundo o professor Alexandre Fuccille, especialista em Relações Internacionais da Unesp.

Durante sua participação no WW Especial, Fuccille destacou que os países europeus têm sido negligentes com sua própria defesa por muito tempo, dependendo excessivamente do apoio militar americano.

O especialista caracterizou a relação entre EUA e Europa como “tóxica”, afirmando que se tornou “abusiva” a partir de 2025, com as pressões do então presidente Donald Trump para os aliados europeus aumentarem seus gastos militares.

Investimentos em defesa

A Polônia, por exemplo, tornou-se o 15º país do mundo que mais investiu em defesa em 2024, de acordo com dados do SIPRI (Stockholm International Peace Research Institute) e do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais de Londres.

Apesar desses avanços, Fuccille argumenta que a Europa está “acordando tardiamente”.

Ele estima que, para realmente não depender do “guarda-chuva norte-americano”, seria necessário que os países europeus investissem entre 4% e 5% de seu PIB em defesa, um nível de gasto que a Europa não pode se dar ao luxo de fazer no momento atual.

O professor ressalta que, embora muitos países europeus já tenham atingido a meta de 2% do PIB em gastos militares, isso ainda é insuficiente para garantir uma verdadeira autonomia estratégica em relação aos Estados Unidos.

A busca por essa independência militar representa um desafio significativo para a União Europeia, tanto em termos financeiros quanto geopolíticos.

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump

O governo americano emitiu ordens nesta sexta-feira (23) para aliviar as sanções...

Internacional

Queda de jato em San Diego: autoridades confirmam que não há sobreviventes

Todas os seis passageiros a bordo de um jato particular que caiu em...

Internacional

Balão cai no México e deixa 12 pessoas feridas

Pelo menos doze pessoas ficaram feridas em um acidente de balão perto...

Internacional

“Nos trataram como animais“, relata imigrante chileno deportado pelos EUA

Um voo transportando 45 imigrantes chilenos deportados pelos Estados Unidos pousou em...

Portal Encontro das Aguas