segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Santarém Blocos de Carnaval movimentam Santarém no último dia de folia
SantarémÚltimas notícias

Blocos de Carnaval movimentam Santarém no último dia de folia




Folia em Santarém reuniu famílias, trouxe protestos criativos e reforçou a tradição carnavalesca nos bairros Aeroporto Velho e Mapiri. Foliões no Bloco do Porco Elétrico
Gleilson Nascimento / g1
A terça-feira de Carnaval (4) foi marcada por muita animação em Santarém, oeste do Pará, com blocos arrastando multidões pelos quatro cantos da cidade. No bairro Aeroporto Velho, o Bloco Porco Elétrico reuniu foliões de todas as idades, enquanto no bairro Mapiri, a festa ficou por conta do Bloco Só no Mapiri Que Tinha, que misturou alegria e conscientização ambiental.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
No Aeroporto Velho, a avenida Marajoara foi tomada por cores, espuma e muita irreverência. Crianças, jovens e adultos se jogaram na brincadeira, utilizando trigo, maisena e pó colorido para entrar no clima carnavalesco. As fantasias foram um show à parte, com personagens icônicos como Chapolin se destacando no meio da multidão.
Folião no Bloco Porco Elétrico fantasiado de Chapolin
Gleilson Nascimento / g1
Para Ostênio, um dos coordenadores do bloco, o sucesso do evento é resultado do empenho da comunidade.
Ostênio Carlos Costa, destaque no Bloco do Porco Elétrico
Gleilson Nascimento / g1 Santarém
“Graças a Deus, o bairro do Aeroporto Velho faz um Carnaval para todas as famílias de Santarém. O povo sempre preza pela paz e pelo bem-estar das famílias, e a recompensa é essa: famílias presentes na avenida, tornando nosso Carnaval mais um ano maravilhoso. A equipe que coordena é pequena, mas trabalha muito para que o evento aconteça”, destacou.
Essa turma aproveitou o Carnaval em meio a um festival de cores
Gleilson Nascimento / g1
Além da diversão, foliões aproveitaram para expressar suas opiniões de forma criativa. A arquiteta Quemel Laise, por exemplo, usou sua bicicleta como forma de protesto. Ela a decorou com ovos e exibiu uma placa com a frase “Esperando cinco pintos”, ironizando o alto preço do produto no mercado.
A arquiteta Quemel Laise no Bloco do Porco Elétrico
Gleilson Nascimento / g1
“Comprei essa bicicleta só para sair no Carnaval. Esse ano, ela virou a ‘Bike do Ovo’ porque o ovo está caro demais. Então, bora vender enquanto os pintos não chegam!”, brincou a foliã.
O Carnaval também foi oportunidade de renda extra para vendedores ambulantes. Leandro Aguiar, por exemplo, aproveitou o movimento para vender espuma spray.
Leandro Águiar, aproveitou o momento para ganhar uma renda extra
Gleilson Nascimento / g1 Santarém
“Dá para garantir um dinheirinho e, ao mesmo tempo, aproveitar a festa”, comentou.
Bloco Só no Mapiri Que Tinha: alegria e conscientização
Bloco Só no Mapiri que Tinha
g1 Santarém e Região
Enquanto isso, no bairro Mapiri, a Praça da Igreja Menino Jesus foi o ponto de encontro do bloco Só no Mapiri Que Tinha. A festa reuniu moradores em um ambiente descontraído, com comidas regionais à venda e muita folia.
De acordo com Eduardo Ibiriba, secretário do bloco, a iniciativa surgiu para resgatar memórias e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, principalmente do lago do bairro.
Moradores do Mapiri participaram do bloco com muita animação
Gleilson Nascimento / g1
“Desde o início, nossa ideia foi alegrar o povo que há tempos sofre com o descaso ambiental. Moramos ao redor de um lago que já foi riquíssimo. Tínhamos praia, peixe e fartura. Então, criamos o bloco para lembrar das coisas que ‘só no Mapiri tinha’”, explicou.
A mistura de festa e reflexão consolidou o bloco como uma tradição no bairro, reunindo foliões que, além de se divertirem, também reforçaram o desejo de ver o meio ambiente preservado.
Os blocos carnavalescos em Santarém reforçaram a importância da cultura popular na cidade, promovendo momentos de alegria, inclusão e até mesmo protesto de forma irreverente.
Em um Carnaval marcado pela forte participação das famílias, o espírito de união e confraternização tomou conta das ruas, mostrando que a folia santarena vai muito além da festa: é identidade e resistência cultural.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SantarémÚltimas notícias

Boi Garantido homenageia paraense que morreu em acidente em Manaus

De acordo com informações da polícia, Ítalo perdeu o controle da moto...

SantarémÚltimas notícias

Santarém registra 43,6mm de chuva nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 26

Chuva torrencial registrada na última segunda-feira do mês de janeiro em Santarém...

SantarémÚltimas notícias

Saiba qual serviço de saúde procurar para evitar superlotação e longas esperas em Santarém

Pacientes no corredor de consultórios e Raio-X da UPA 24H, em Santarém,...

SantarémÚltimas notícias

Mulher que ‘chefiava’ tráfico de drogas no bairro Liberdade é presa tentando esconder drogas em ursos de pelúcia em Alenquer

Ao adentrar na residência, foram encontrados diversos tipos de drogas como: Cocaína...

Portal Encontro das Aguas