segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Pará Concessão da água e esgoto no Pará busca solucionar problemas, diz governo; urbanitários temem demissões
ParáÚltimas notícias

Concessão da água e esgoto no Pará busca solucionar problemas, diz governo; urbanitários temem demissões




Concessão à iniciativa privada será por meio de leilão marcado para esta sexta-feira, 11, na Bolsa de Valores, em São Paulo. Cosanpa
Agência Pará
O Governo do Pará vai conceder à iniciativa privada serviços feitos pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em leilão na Bolsa de Valores, em São Paulo, marcado para esta sexta-feira (11)
O objetivo, segundo o governo, é tentar solucionar problemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. A medida prevê que a Cosanpa continue atuando principalmente nas zonas rurais, enquanto a gestão das áreas urbanas ficará sob responsabilidade da iniciativa privada.
No Pará, o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico aponta que, atualmente, o estado apresenta apenas 51,1% de distribuição de água potável e 8,5% de coleta de esgoto.
Companhia de saneamento do Pará vai a leilão
A proposta teve resistência. O Sindicato dos Urbanitários do Estado é contra a concessão, argumentando que a divisão da gestão enfraquece a Cosanpa e pode resultar em “privatização disfarçada”. Isso também preocupa os servidores em relação à garantia de trabalho.
Embora haja a expectativa do governo de geração de mais de 250 mil empregos diretos e indiretos, a Cosanpa ofereceu um plano de demissão voluntária aos funcionários. Quase 400 dos 1.200 trabalhadores já foram demitidos, segundo a categoria. Um novo plano pode ser reaberto quando ocorrer a concessão.
Ricardo Sefer, procurador-geral do Estado, afirmou que a parceria com o capital privado é essencial para melhorar a eficiência dos serviços.
“Vamos contar com o apoio do capital privado nas estratégias de saneamento em áreas urbanas, produzindo e tratando água e esgoto em 123 municípios do Pará”, afirmou.
O investimento total é estimado em R$ 20 bilhões. O edital de concessão prevê a gestão em quatro blocos e oito propostas disputam esses blocos. Veja abaixo quais são as regiões e blocos:
– a região metropolitana e o Marajó no Bloco A;
o nordeste do estado no Bloco B;
no Bloco C a região Oeste;
e no bloco D, sul e sudeste do estado.
As empresas vencedoras do leilão terão 120 dias para assinar o contrato e começar a atuar. A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (ARCON) será responsável pela fiscalização e pela aprovação de reajustes nas tarifas.
O procurador-geral Sefer garantiu que “a empresa não tem autonomia para fazer nenhuma cobrança que não esteja autorizada pela agência de controle pública estadual”.
Já para moradores, a expectativa é que pode ser que a mudança impacte no bolso. Para a dona de casa Silneide Nascimento, a qualidade deixa a desejar:
“Eu acho que pode aumentar o valor e a qualidade não melhorar. Água é vida, mas precisa ser de qualidade. Água de péssima qualidade não tem condições”.
Veja outras notícias do estado no g1 Pará



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SantarémÚltimas notícias

Mulher que ‘chefiava’ tráfico de drogas no bairro Liberdade é presa tentando esconder drogas em ursos de pelúcia em Alenquer

Ao adentrar na residência, foram encontrados diversos tipos de drogas como: Cocaína...

SantarémÚltimas notícias

Motorista 'fura' sinal vermelho para tentar fugir de abordagem da PM e acaba preso por tráfico de drogas no Aeroporto Velho

Drogas encontradas com motorista que ‘furou’ sinal vermelho para fugir da polícia...

SantarémÚltimas notícias

Homem com mandado de prisão por tráfico de drogas em Sinop, Mato Grosso, é preso em Santarém

Homem foi apresentado na 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém Dominique...

SantarémÚltimas notícias

PM prende suspeito por furtos recorrentes em escola de Juruti

Ao chegar ao local, os militares encontraram o indivíduo no momento em...

Portal Encontro das Aguas