segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Internacional Trump x Harvard: Justiça suspende proibição à matrícula de estrangeiros
Internacional

Trump x Harvard: Justiça suspende proibição à matrícula de estrangeiros


Nos Estados Unidos, uma juíza federal suspendeu temporariamente a proibição do governo Trump à Universidade Harvard de matricular estudantes estrangeiros.

A juíza Allison Burroughs, do Tribunal Distrital dos EUA, decidiu horas depois de a faculdade mais antiga e rica do país ter entrado com um processo nesta sexta-feira (23).

Harvard argumentou que a revogação de sua certificação no “Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio” (SEVP, na sigla em inglês) foi uma “retaliação clara” por sua recusa às demandas políticas ideologicamente enraizadas do governo.

Burroughs é a mesmo juíza que analisa uma ação judicial separada de Harvard contestando o congelamento de US$ 2,65 bilhões em financiamento federal pelo governo.

Essa última reclamação de Harvard argumenta que a decisão de quinta-feira de retirar a escola do sistema SEVP do Departamento de Segurança Interna viola a lei.

“Este é o mais recente ato do governo em clara retaliação ao exercício dos direitos da Primeira Emenda por Harvard, ao rejeitar as exigências do governo para controlar a governança, o currículo e a ‘ideologia’ de seu corpo docente e alunos”, afirma a denúncia.

Burroughs, que foi nomeada por Obama, disse em sua decisão que Harvard havia demonstrado que “sofreria danos imediatos e irreparáveis” se o governo tivesse permissão para revogar a certificação da escola antes que o tribunal pudesse considerar o assunto.

Uma conferência remota sobre o caso está marcada para terça-feira (27).

Dois dias depois, a juíza deve ouvir os argumentos no tribunal federal de Boston sobre a emissão de uma liminar – uma ordem que bloquearia a ação do governo até que uma decisão final seja tomada no processo.

A revogação, pelo governo Trump, da capacidade de Harvard de matricular estudantes estrangeiros foi uma punição severa à instituição de elite por se recusar a atender às exigências políticas da Casa Branca.

Enraizadas em ideologia política, as exigências – como a entrega de registros disciplinares de alunos e o fim de iniciativas de equidade – também foram impostas a outras faculdades americanas.

“Harvard não pode mais matricular estudantes estrangeiros e os estudantes estrangeiros existentes devem ser transferidos ou perderão seu status legal”, disse o Departamento de Segurança Interna dos EUA em um comunicado .

“Com um golpe de caneta, o governo tentou apagar um quarto do corpo estudantil de Harvard”, diz Harvard no processo.

A universidade lutará por seus estudantes internacionais, prometeu seu presidente, Alan Garber, à comunidade de Harvard.

“Vocês são nossos colegas e amigos, nossos colegas e mentores, nossos parceiros no trabalho desta grande instituição”, disse ele em um comunicado nesta sexta-feira.

“Graças a vocês, sabemos mais e entendemos mais, e nosso país e nosso mundo estão mais esclarecidos e resilientes. Nós os apoiaremos enquanto fazemos o máximo para garantir que Harvard permaneça aberta ao mundo.”

O novo processo de Harvard foi movido contra os Departamentos de Segurança Interna, Justiça e Estado, bem como contra a secretária de Segurança Interna Kristi Noem, a procuradora-geral Pam Bondi e o secretário de Estado Marco Rubio.

“Esta ação judicial visa minar os poderes constitucionalmente investidos do Presidente, previstos no Artigo II. É um privilégio, não um direito, que as universidades matriculem estudantes estrangeiros e se beneficiem de suas mensalidades mais altas para ajudar a aumentar suas dotações multibilionárias”, disse a secretária assistente de Segurança Interna para Assuntos Públicos, Tricia McLaughlin, em um comunicado.

O governo Trump está comprometido em restaurar o bom senso ao nosso sistema de vistos de estudante; nenhuma ação judicial, esta ou qualquer outra, vai mudar isso. Temos a lei, os fatos e o bom senso do nosso lado.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump

O governo americano emitiu ordens nesta sexta-feira (23) para aliviar as sanções...

Internacional

Queda de jato em San Diego: autoridades confirmam que não há sobreviventes

Todas os seis passageiros a bordo de um jato particular que caiu em...

Internacional

Balão cai no México e deixa 12 pessoas feridas

Pelo menos doze pessoas ficaram feridas em um acidente de balão perto...

Internacional

“Nos trataram como animais“, relata imigrante chileno deportado pelos EUA

Um voo transportando 45 imigrantes chilenos deportados pelos Estados Unidos pousou em...

Portal Encontro das Aguas