segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Pará Federação Umbandista do Pará aciona MP e Polícia após fala de prefeito sobre religiões afro: 'Merecemos respeito', diz mãe de santo
ParáÚltimas notícias

Federação Umbandista do Pará aciona MP e Polícia após fala de prefeito sobre religiões afro: 'Merecemos respeito', diz mãe de santo




Aurélio Goiano disse que ‘se religiões de matriz africanas precisarem do apoio da prefeitura, pastor irá recebê-los e ainda vai dizer: se liga para você não ir para o inferno’. Entidades repudiaram declarações. Falas de prefeito de Parauapebas causam indignação em religiões de matriz africana
A Federação Espírita Umbandista dos Cultos Afros Brasileiros do Estado do Pará (FEUCABEP) acionou a Polícia Civil e o Ministério Público do Pará após o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), fazer declarações consideradas discriminatórias contra religiões de matriz africana.
Uma denúncia foi protocolada pela Federação junto ao Ministério da Igualdade Racial, à polícia e também à Promotoria de Justiça de Parauapebas. O g1 procurou os órgãos públicos e aguarda retorno.
Fala que incita o ódio e guerra de religiões. Estamos em um país laico e merecemos respeito. Ele descumpriu a nossa legislação
As declarações do prefeito foram feitas durante uma sessão solene na Câmara Municipal que celebrava o Dia Municipal do Evangélico, em 11 de junho. Durante o discurso, o prefeito afirmou:
“Esse prefeito é terrivelmente temente a Deus. Se as religiões de matriz africanas precisarem do apoio da prefeitura, a Coordenação de Assuntos Religiosos está de portas abertas e um pastor irá recebê-los e ainda vai dizer: Jesus salva, Jesus cura e se liga para você não ir para o inferno!”.
Ele disse ainda que não acredita “em nada mais do que Jesus Cristo, o resto, pra mim é resto”, e mencionou um pastor coordenador de Assuntos Religiosos como “matador de demônios” que receberia os seguidores de outras crenças.
Prefeito durante fala.
Reprodução / TV Liberal
Até o início da madrugada desta quinta-feira (19), o prefeito não havia se manifestado sobre o caso. O g1 pediu posicionamento à prefeitura, mas também não obteve retorno.
Na terça (17) e quarta-feira (18), entidades religiosas e movimentos civis pediram retratação pública e protestaram na cidade (veja no vídeo acima).
“Vergonhoso uma pessoa que não entende da nossa religião ir na casa do povo expor suas vontades, impondo isso para a população afro-religiosa de Parauapebas. Muitos aplaudiram suas falas. Para mim, quem aplaudiu é conivente com a situação e com o crime”, afirmou ainda a mãe Vitória Baía.
Segundo a Federação Umbadista, há pelo menos 287 casas de axé registradas na região dos Carajás, no sudeste do Pará e onde fica Parauapebas.
Câmara também pediu retratação
A Câmara Municipal de Parauapebas repúdio às declarações do chefe do Executivo. Na nota, o Legislativo afirma que as declarações são “inaceitáveis” e “absolutamente incompatíveis com os deveres constitucionais atribuídos a qualquer agente público”.
Segundo os vereadores, o conteúdo do pronunciamento do prefeito carrega “elementos de intolerância religiosa, desinformação e estigmatização das religiões de matriz africana, que historicamente sofrem discriminação e marginalização no Brasil”.
A nota ainda destaca que houve uma violação ao princípio constitucional da laicidade do Estado, e cobra uma manifestação pública de retratação por parte de Aurélio Goiano, com “ampla divulgação, dirigida às comunidades impactadas e à sociedade parauapebense”.
A constituição federal e a lei antirracismo estabelecem que praticar ou induzir o preconceito religioso é crime, com pena de até três anos de prisão, agravada se for cometida por funcionário público no exercício do cargo.
Vídeos com as principais notícias do Pará



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SantarémÚltimas notícias

Semurb atua na desobstrução de bueiros durante chuva forte em Santarém

Segundo a assessora do Núcleo de Planejamento e Saneamento da Semurb, Alene...

SantarémÚltimas notícias

Startec prorroga validade do passe estudantil até 20 de fevereiro para estudantes do ensino superior

O advogado da Startec, Tiago Ferreira, explicou que o prazo inicial, que...

SantarémÚltimas notícias

Boi Garantido homenageia paraense que morreu em acidente em Manaus

De acordo com informações da polícia, Ítalo perdeu o controle da moto...

SantarémÚltimas notícias

Santarém registra 43,6mm de chuva nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 26

Chuva torrencial registrada na última segunda-feira do mês de janeiro em Santarém...

Portal Encontro das Aguas