segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Internacional Figuras do partido de González reconhecem vitória de Noboa no Equador
Internacional

Figuras do partido de González reconhecem vitória de Noboa no Equador


O apoio ao pedido da candidata da esquerda Luisa González por uma recontagem nas eleições presidenciais do Equador diminuiu nesta segunda-feira (14). Integrantes proeminentes do partido afirmaram que o presidente Daniel Noboa venceu a disputa de domingo (13).

Noboa obteve 55,6% dos votos, enquanto González ficou com 44,4%.

O presidente reeleito e as autoridades eleitorais disseram no domingo que ele havia vencido a disputa, liderando por mais de 1 milhão de votos, em uma surpreendente vantagem após um primeiro turno apertado em fevereiro, quando terminou à frente por pouco mais de 16.700 votos.

González disse a seus apoiadores no domingo que não aceitava os resultados, que chamou de fraude “grotesca”, e que exigiria uma recontagem.

Ela não apresentou evidências de fraude nem convocou protestos imediatamente.

Algumas apurações de urnas não continham as assinaturas necessárias, disse Andrés Arauz, ex-candidato presidencial do partido Revolução Cidadã (RC), de González. Ele publicou seis imagens que, segundo ele, eram exemplos.

Os candidatos podem contestar os resultados sob certas condições após o encerramento da contagem oficial. Até o final da tarde desta segunda-feira, restava menos de 1% das urnas para serem contadas e apenas 0,81% registraram algum tipo de irregularidade.

Noboa, González e seu mentor, o ex-presidente Rafael Correa, alertaram sobre o potencial de fraude antes da votação, e cada candidato contou com cerca de 45.000 observadores em locais de votação.

Membros influentes da RC reconheceram individualmente a vitória de Noboa.

“Se o povo o elegeu, devemos respeitar. Gostemos ou não, o povo votou democraticamente”, disse Aquiles Alvarez, prefeito da RC de Guayaquil, a maior cidade do Equador, no X. “O pior é ser um mau perdedor.”

Os prefeitos das províncias de Guayas, Manabi e Pichincha, bem como o prefeito da capital, Quito, também parabenizaram Noboa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em uma publicação nas redes sociais que Noboa não decepcionaria o povo equatoriano, enquanto o Departamento de Estado dos EUA declarou a eleição livre e justa.

“Esperamos continuar nosso trabalho com o governo do presidente Noboa para deter a imigração ilegal e os crimes violentos cometidos por organizações do narcotráfico”, afirmou.

A vitória de Noboa foi consistente com o que autoridades da Organização dos Estados Americanos observaram durante a votação, disse Luis Almagro, seu secretário-geral, no X.

“O processo eleitoral me parece justo e muito democrático”, disse Verônica Loja, 45, moradora de Quito. “Acho que a votação é muito clara, os resultados estão aí.”



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump

O governo americano emitiu ordens nesta sexta-feira (23) para aliviar as sanções...

Internacional

Queda de jato em San Diego: autoridades confirmam que não há sobreviventes

Todas os seis passageiros a bordo de um jato particular que caiu em...

Internacional

Balão cai no México e deixa 12 pessoas feridas

Pelo menos doze pessoas ficaram feridas em um acidente de balão perto...

Internacional

“Nos trataram como animais“, relata imigrante chileno deportado pelos EUA

Um voo transportando 45 imigrantes chilenos deportados pelos Estados Unidos pousou em...

Portal Encontro das Aguas