segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Internacional Israel permite que palestinos retornem ao norte de Gaza
Internacional

Israel permite que palestinos retornem ao norte de Gaza


Famílias palestinas deslocadas começaram a retornar para suas casas no norte de Gaza na manhã de segunda-feira (27), em carros, caminhões e riquixás que estavam sobrecarregados com mantimentos e tendas que serviram de abrigo por mais de um ano nas áreas central e sul do enclave.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse em um post no X no domingo (26) que os palestinos teriam permissão para retornar para casa a partir da manhã de segunda-feira.

Isso ocorreu após o anúncio do Catar no domingo de que um acordo havia sido fechado para o grupo militante palestino Hamas entregar a refém israelense Arbel Yehud e outros dois reféns antes da próxima sexta-feira (31).

Dezenas de milhares de palestinos esperaram por dois dias em bloqueios de estradas para retornar para suas casas no norte de Gaza, expressando frustração depois que Israel acusou o Hamas de violar um acordo de cessar-fogo e se recusou a abrir pontos de travessia.

Anúncio de Israel

O Exército de Israel divulgou no domingo (26), uma declaração dizendo aos moradores da Faixa de Gaza que eles teriam permissão para retornar ao norte do território a pé pela estrada costeira às 02h, e em veículos pela estrada oriental de Salahudeen às 04h, ambos no horário de Brasília.

Os militares alertaram contra a aproximação dos civis das posições das forças israelenses.

“A transferência de militantes ou armas por essas rotas para o norte da Faixa de Gaza será considerada uma violação do acordo. Não cooperem com nenhuma entidade terrorista que possa tentar explorá-los para transferir armas ou materiais proibidos”, pontuaram.

A medida, intermediada por Catar e do Egito, deve permitir que cerca de 650 mil palestinos deslocados no centro e sul da Faixa de Gaza retornem para casa no norte.

Sob o acordo, Israel deveria ter permitido essa volta no sábado (25), mas o governo israelense afirmou que a falha do Hamas em entregar uma lista detalhando quem dos reféns programados para libertação estava vivo ou em libertar Arbel Yehud era uma violação do acordo.

O Hamas comentou que entregou aos mediadores as informações necessárias sobre a lista de reféns israelenses que serão libertados durante a primeira fase do acordo de cessar-fogo de Gaza.

O Catar afirmou que a civil Arbel Yehud, o soldado Agam Berger e outro refém serão soltos pelo Hamas antes de sexta-feira (31).

(Com informações da CNN)



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump

O governo americano emitiu ordens nesta sexta-feira (23) para aliviar as sanções...

Internacional

Queda de jato em San Diego: autoridades confirmam que não há sobreviventes

Todas os seis passageiros a bordo de um jato particular que caiu em...

Internacional

Balão cai no México e deixa 12 pessoas feridas

Pelo menos doze pessoas ficaram feridas em um acidente de balão perto...

Internacional

“Nos trataram como animais“, relata imigrante chileno deportado pelos EUA

Um voo transportando 45 imigrantes chilenos deportados pelos Estados Unidos pousou em...

Portal Encontro das Aguas