terça-feira , 27 janeiro 2026
Lar Santarém Pará fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos formais
SantarémÚltimas notícias

Pará fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos formais




Novas negócios abrindo e novas vagas sendo geradas.
Reprodução/TV Tapajós
O mercado de trabalho formal no Pará encerrou 2025 com resultado positivo e crescimento na geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Dieese, apontam que o Estado ultrapassou a marca de 500 mil admissões ao longo do ano e fechou o período com saldo superior a 51 mil novas vagas, garantindo a 12ª colocação no ranking nacional.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O desempenho foi puxado principalmente pelos setores do comércio e de serviços, que lideraram a abertura de postos de trabalho. A expansão dessas áreas tem refletido diretamente no cotidiano de quem busca uma oportunidade, com empresas ampliando operações e criando novas vagas em diferentes municípios.
Em Santarém, oeste do Pará, a abertura de uma nova unidade de uma empresa do ramo de informática e papelaria é um exemplo desse cenário favorável. A expansão do negócio resultou na criação de diversas oportunidades de emprego, com expectativa de novas contratações ao longo de 2026.
A social media da empresa, Débora Alves, destacou que a ampliação da loja gerou uma demanda significativa por mão de obra. Segundo ela, o crescimento exige mais colaboradores e amplia as possibilidades de emprego, trazendo impactos positivos para a economia local.
Estado do Pará fecha 2025 com salfo positivo na geração de vagas
Com o mercado aquecido, a empresa segue em busca de profissionais, especialmente para áreas como estoque e gerenciamento interno, além da previsão de futuras vagas para vendedores, caixas, empacotadores e entregadores, acompanhando o ritmo de crescimento das atividades.
Especialistas alertam que, além da experiência técnica, o perfil comportamental tem sido decisivo nos processos seletivos. O consultor empresarial Pedro Costa explicou que as empresas priorizam atributos como pontualidade, responsabilidade e honestidade, desenvolvendo posteriormente as competências técnicas por meio de treinamentos.
Ele também ressaltou que a qualificação contínua é fundamental para quem busca uma vaga ou recolocação no mercado. O acesso facilitado à informação e a cursos, especialmente pela internet, amplia as possibilidades de desenvolvimento profissional e atende a uma demanda crescente das empresas por trabalhadores mais preparados.
O saldo positivo de 2025 reforça a tendência de aquecimento do mercado de trabalho no Pará, indicando um ambiente mais favorável para a geração de renda, expansão empresarial e novas oportunidades, desde que acompanhadas de qualificação e compromisso profissional.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SantarémÚltimas notícias

Denúncia leva à prisão de suspeito de tráfico de drogas e, Santarém

Durante a abordagem, os policiais encontraram com o indivíduo 11 invólucros de...

SantarémÚltimas notícias

Mandado de prisão é cumprido no bairro Jutaí em Santarém

Pablo Pereira Ribeiro, com pena restante de 14 Anos e 11 Meses...

SantarémÚltimas notícias

PRF recupera em Santarém carro com registro de roubo no RJ

Agente da PRF faz verificação de sinais identificadores do carro com registro...

SantarémÚltimas notícias

Semurb atua na desobstrução de bueiros durante chuva forte em Santarém

Segundo a assessora do Núcleo de Planejamento e Saneamento da Semurb, Alene...

Portal Encontro das Aguas