terça-feira , 27 janeiro 2026
Lar Internacional Quem é Robert Prevost, cardeal que pode se tornar 1º papa americano
Internacional

Quem é Robert Prevost, cardeal que pode se tornar 1º papa americano


A Igreja Católica se prepara para escolher seu novo líder, e entre os nomes cotados está o cardeal Robert Francis Prevost, uma figura que se destaca por sua experiência internacional e proximidade com o papa Francisco.

Nascido nos Estados Unidos, Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80.

Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.

Visão internacional e papel estratégico

Atualmente, Prevost ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.

Essa experiência é vista como um ponto forte em sua candidatura, demonstrando sua capacidade de liderança e compreensão global da instituição.

Em uma entrevista ao site do Vaticano, Prevost enfatizou sua visão sobre o papel dos bispos:

“O bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente.”

Desafios e perspectivas

Apesar de sua experiência e alinhamento com as ideias do papa Francisco, a candidatura de Prevost enfrenta desafios.

A tradição da Igreja de evitar papas americanos, devido ao peso político que isso poderia representar, é um fator a ser considerado. Além disso, sua participação em investigações de casos de abuso na Igreja gerou algumas críticas internas sobre sua condução desses processos.

No entanto, analistas apontam que Prevost representa uma vertente mais progressista da Igreja americana, mais alinhada com os movimentos carismáticos e sensível a questões como imigração e justiça social.

Sua formação na ordem dos agostinianos também é vista como um ponto positivo, trazendo uma dimensão contemplativa e missionária à sua candidatura.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump

O governo americano emitiu ordens nesta sexta-feira (23) para aliviar as sanções...

Internacional

Queda de jato em San Diego: autoridades confirmam que não há sobreviventes

Todas os seis passageiros a bordo de um jato particular que caiu em...

Internacional

Balão cai no México e deixa 12 pessoas feridas

Pelo menos doze pessoas ficaram feridas em um acidente de balão perto...

Internacional

“Nos trataram como animais“, relata imigrante chileno deportado pelos EUA

Um voo transportando 45 imigrantes chilenos deportados pelos Estados Unidos pousou em...

Portal Encontro das Aguas