segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Internacional Rubio discute “prioridades“ da política de Trump com chefe da Otan
Internacional

Rubio discute “prioridades“ da política de Trump com chefe da Otan


O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, falou com o Secretário-Geral da Otan Mark Rutte na quarta-feira (22) “para detalhar as prioridades imediatas da política externa do presidente Trump”, de acordo com a porta-voz Tammy Bruce.

A ligação ocorreu antes dos comentários do presidente Donald Trump em Davos nesta quinta-feira (23) pedindo que os aliados da Otan aumentassem seus gastos com defesa para 5% de seu PIB

Na conversa com Rutte, Rubio “reforçou o compromisso dos EUA com a Otan e a importância contínua da aliança para a segurança internacional” e eles “discutiram a importância de ter aliados de defesa capazes e real compartilhamento de encargos”.

Eles também falaram sobre “a importância de acabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia e a necessidade de uma solução pacífica” e “concordaram que o Euro-Atlântico e o Indo-Pacífico estão inextricavelmente ligados e sobre a necessidade de maior cooperação e entendimento entre as regiões”, de acordo com a declaração da porta-voz.

Em uma postagem no X, Rutte descreveu a discussão como uma “boa ligação”, escrevendo “ótimo ter você a bordo!”

“Estou ansioso para recebê-los na Otan e trabalhar juntos sobre Ucrânia, Rússia, China”, afirmou Rutte. “Aumentar os gastos com defesa na Europa e impulsionar a produção de defesa transatlântica nos torna todos mais fortes”, ele acrescentou.

Rubio também falou com o Ministro das Relações Exteriores turco Hakan Fidan na quarta-feira, de acordo com uma declaração separada. Ele enfatizou a importância da Turquia como aliada da Otan e o relacionamento com os EUA.

Os dois também falaram da “necessidade de uma transição inclusiva na Síria, garantindo que o novo governo impeça a Síria de se tornar uma fonte de terrorismo internacional e negando a atores estrangeiros malignos a oportunidade de explorar a transição do país para seus próprios objetivos”, disse a porta-voz.

Rubio “também expressou suas mais profundas condolências pelas vidas perdidas e pelos feridos no trágico incêndio do hotel em Bolu”, disse.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump

O governo americano emitiu ordens nesta sexta-feira (23) para aliviar as sanções...

Internacional

Queda de jato em San Diego: autoridades confirmam que não há sobreviventes

Todas os seis passageiros a bordo de um jato particular que caiu em...

Internacional

Balão cai no México e deixa 12 pessoas feridas

Pelo menos doze pessoas ficaram feridas em um acidente de balão perto...

Internacional

“Nos trataram como animais“, relata imigrante chileno deportado pelos EUA

Um voo transportando 45 imigrantes chilenos deportados pelos Estados Unidos pousou em...

Portal Encontro das Aguas