segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Internacional Rússia se ofereceu para servir como mediadora entre EUA e Irã, diz fonte
Internacional

Rússia se ofereceu para servir como mediadora entre EUA e Irã, diz fonte


A Rússia se ofereceu para atuar como mediadora entre os Estados Unidos e o Irã, disse uma fonte familiarizada com as discussões à Reuters nesta terça-feira (4). O Kremlin também prometeu fazer todo o possível para facilitar uma solução pacífica para as tensões sobre o programa nuclear de Teerã.

Além disso, a mídia estatal russa Zvezda informou que, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o presidente Vladimir Putin concordou em mediar entre Teerã e Washington nas negociações sobre armas nucleares.

Uma fonte informada sobre as discussões, falando sob condição de anonimato, disse à Reuters que Moscou não foi solicitada a exercer tal função.

A missão do Irã nas Nações Unidas em Nova York se recusou a comentar.

O desenvolvimento ocorre depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, alterou a política dos EUA após assumir o cargo em janeiro, adotando uma postura mais conciliatória em relação à Rússia, o que deixou os aliados ocidentais cautelosos enquanto ele tenta intermediar o fim da guerra de três anos de Moscou na Ucrânia.

Peskov disse aos repórteres que o Irã era parceiro e aliado da Rússia e que Moscou continuaria a desenvolver relações.

“O presidente Putin acredita e está convencido de que o problema do dossiê nuclear do Irã deve ser resolvido apenas por meios pacíficos”, disse ele. “É claro que a Rússia, sendo uma aliada iraniana, fará todo o possível para facilitar a solução pacífica do problema.”

No mês passado, Trump restaurou sua campanha de “pressão máxima” sobre o Irã em uma tentativa de impedir Teerã de construir uma arma nuclear. Mas ele também disse que estava aberto a um acordo e estava disposto a conversar com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.

“O governo Trump conversará com nossos adversários e aliados, mas… de uma posição de força para defender nossa segurança nacional”, disse Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Alívio de sanções

O Irã negou querer desenvolver uma arma nuclear. No entanto, está acelerando “dramaticamente” o enriquecimento de urânio para até 60% de pureza, próximo ao nível de aproximadamente 90% para armas, alertou o órgão de vigilância nuclear da ONU.

Os estados ocidentais dizem que não há necessidade de enriquecer urânio a um nível tão alto em nenhum programa civil e que nenhum outro país o fez sem produzir bombas nucleares. O Irã diz que seu programa nuclear é pacífico.

“Os Estados Unidos não tolerarão que o Irã obtenha uma arma nuclear ou seu apoio ao terror no Oriente Médio e ao redor do mundo”, disse Hughes.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, falou com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu nesta terça-feira, transmitindo “que ele antecipa uma coordenação próxima para lidar com as ameaças representadas pelo Irã e buscar oportunidades para uma região estável”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.

O Irã fechou um acordo em 2015 com o Reino Unido, Alemanha, França, EUA, Rússia e China – conhecido como Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA) – que suspendeu as sanções a Teerã em troca de restrições ao seu programa nuclear.

Washington abandonou o acordo em 2018 durante o primeiro mandato de Trump como presidente, e o Irã começou a se afastar de seus compromissos relacionados à energia nuclear.

Reino Unido, França e Alemanha disseram ao Conselho de Segurança da ONU que estão prontos – se necessário – para desencadear um chamado “retorno” de todas as sanções internacionais ao Irã para impedir que o país adquira uma arma nuclear.

Eles perderão a capacidade de tomar tal ação em 18 de outubro do ano que vem, quando a resolução da ONU de 2015 sobre o acordo expirar. Trump instruiu seu enviado da ONU a trabalhar com aliados para reverter sanções e restrições internacionais ao Irã.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump

O governo americano emitiu ordens nesta sexta-feira (23) para aliviar as sanções...

Internacional

Queda de jato em San Diego: autoridades confirmam que não há sobreviventes

Todas os seis passageiros a bordo de um jato particular que caiu em...

Internacional

Balão cai no México e deixa 12 pessoas feridas

Pelo menos doze pessoas ficaram feridas em um acidente de balão perto...

Internacional

“Nos trataram como animais“, relata imigrante chileno deportado pelos EUA

Um voo transportando 45 imigrantes chilenos deportados pelos Estados Unidos pousou em...

Portal Encontro das Aguas