segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Santarém Ufopa e Incra abrem processo seletivo especial com 90 vagas para público da reforma agrária
SantarémÚltimas notícias

Ufopa e Incra abrem processo seletivo especial com 90 vagas para público da reforma agrária




São dois cursos de graduação: Pedagogia em Óbidos e Geografia em Santarém. Jovens da reforma agrária podem se candidatar às vagas de graduação no âmbito do Pronera
Reprodução / Redes sociais
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estão com inscrições abertas à seleção destinada a candidatos provenientes de comunidades rurais, assentados da reforma agrária e assistidos pelo instituto.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O Processo Seletivo Especial do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PSE Pronera/Ufopa 2025) está ofertando 50 vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia (Campus Óbidos) e 40 vagas para o curso de Licenciatura em Geografia (Campus Santarém).
Gratuitas, as inscrições devem ser feitas até o dia 29 junho, exclusivamente pela Internet, na página do processo seletivo. No processo de inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas.
Podem se inscrever candidatos que tiverem concluído o ensino médio, educação básica, educação profissional de nível técnico ou equivalente, em estabelecimento de ensino declarado pelo Conselho Estadual ou Federal de Educação, com data de conclusão anterior à da sua matrícula.
Somente poderão concorrer os candidatos pertencentes ao público-alvo do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária (Pronera):
População jovem e adulta das famílias beneficiárias de projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC);
Demais famílias cadastradas pelo Incra.
Inscrição
No momento da inscrição, o candidato deverá também anexar ao formulário eletrônico os seguintes documentos, em formato BMP, JPEG, PNG ou PDF:
Declaração de Dependência, conforme o modelo apresentado no anexo II do edital de seleção, em consonância com o Manual do Pronera;
Declaração/Certidão do Incra de beneficiário da Reforma Agrária ou dependente de beneficiário, conforme o modelo apresentado no anexo III do edital, disponível para download aqui;
Declaração de residência no assentamento/território, a ser emitida pela representação do Projeto de Assentamento/Território – coordenação, associação ou cooperativa, conforme o modelo sugerido apresentado no anexo IV do edital de seleção;
Documento de identificação oficial com foto: Registro Geral (RG) ou Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Seleção
O PSE Pronera 2025 contará com as seguintes fases:
Fase 1 (Eliminatória): Consiste no preenchimento on-line do formulário de inscrições para o candidato que deseja concorrer e inserção on-line dos documentos descritos no edital (Item 2.3), em plataforma de inscrição;
Fase 2 (Eliminatória e Classificatória): Apresentação, anexada ao formulário eletrônico, de Prova de Redação – Memorial descritivo.
Fase 3 (Eliminatória): Convocação e Habilitação, que consiste na entrega de documentos a fim de comprovar as informações fornecidas na inscrição.
Cursos
Ofertados em oito períodos letivos semestrais, os dois cursos são pautados pela metodologia da Pedagogia da Alternância, com um Tempo-Universidade (TU), em caráter presencial, compreendendo 70% da carga horária total do curso; e Tempo-Comunidade (TC), em caráter semipresencial, compreendendo 30% da carga horária do curso.
No Campus Óbidos para Licenciatura em Pedagogia e em Santarém para Licenciatura em Geografia, o caráter dos cursos é presencial, além de outros espaços que forem entendidos coletivamente como necessários, em períodos regulares intensivos para atender a estudantes originários das comunidades.
Em caráter semipresencial o curso será desenvolvido nas comunidades de origem dos estudantes, ou em locais polos constituídos pela coordenação em comum acordo com o coletivo: barracões comunitários, escola familiar rural e outros espaços possíveis para as atividades acadêmicas.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SantarémÚltimas notícias

Saiba qual serviço de saúde procurar para evitar superlotação e longas esperas em Santarém

Pacientes no corredor de consultórios e Raio-X da UPA 24H, em Santarém,...

SantarémÚltimas notícias

Mulher que ‘chefiava’ tráfico de drogas no bairro Liberdade é presa tentando esconder drogas em ursos de pelúcia em Alenquer

Ao adentrar na residência, foram encontrados diversos tipos de drogas como: Cocaína...

SantarémÚltimas notícias

Motorista 'fura' sinal vermelho para tentar fugir de abordagem da PM e acaba preso por tráfico de drogas no Aeroporto Velho

Drogas encontradas com motorista que ‘furou’ sinal vermelho para fugir da polícia...

SantarémÚltimas notícias

Homem com mandado de prisão por tráfico de drogas em Sinop, Mato Grosso, é preso em Santarém

Homem foi apresentado na 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém Dominique...

Portal Encontro das Aguas