segunda-feira , 26 janeiro 2026
Lar Pará UFPA lança o movimento 'Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30', em Belém
ParáÚltimas notícias

UFPA lança o movimento 'Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30', em Belém




Segundo a organização, a proposta é sensibilizar a comunidade acadêmica e promover o protagonismo das vozes amazônicas no contexto das mudanças climáticas. Campus da UFPA no bairro do Guamá, em Belém.
Divulgação
A Universidade Federal do Pará (UFPA) lança nesta quarta-feira (5) o movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, em Belém. A programação contará com debates, exposições científicas e convidados de diferentes regiões do Brasil.
Segundo a organização, a proposta é sensibilizar a comunidade acadêmica e promover o protagonismo das vozes amazônicas no contexto das mudanças climáticas.
A iniciativa busca fortalecer o diálogo com diferentes grupos sociais, movimentos populares e instituições da região amazônica, destacando as particularidades locais nas soluções que serão debatidas durante a COP.
A UFPA instituiu em dezembro de 2024 a Comissão Executiva da COP 30, composta por cinco professores de diferentes áreas do conhecimento: Antônio Maués, Flávio Barros, Izabela Jatene, Leandro Juen e Maria Ataíde Malcher.
J10 entrevista: os desafios do Brasil na COP 30
A professora Izabela Jatene, membro da Comissão Executiva, diz: “Este evento representa o início de uma mobilização ampla e contínua para garantir que a ciência amazônica esteja no centro das discussões climáticas globais”.
O movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30” propõe construir uma ponte entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais, valorizando a diversidade da região.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Programação
O evento contará com a participação de representantes de movimentos sociais, reitores de universidades da Amazônia e especialistas no tema das mudanças climáticas.
Entre os convidados confirmados, estão lideranças indígenas, quilombolas e representantes da sociedade civil organizada.
O evento coloca em destaque a mobilização social e os desafios da COP 30, incluindo atores diretamente envolvidos na temática do meio ambiente.
“Reafirmamos nosso compromisso com a ciência, a inclusão e a sustentabilidade e acreditamos que alternativas responsáveis voltadas ao futuro e ao equilíbrio climático do planeta envolvem diretamente a maior floresta tropical do mundo”, diz o reitor Gilmar Pereira da Silva.
Serviço
Ciência e Vozes da Amazônia na COP-30
Data: 5 de fevereiro de 2025
Local: Auditório Benedito Nunes – UFPA
Horário: 9h às 18h30
Vídeos com todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SantarémÚltimas notícias

Mulher que ‘chefiava’ tráfico de drogas no bairro Liberdade é presa tentando esconder drogas em ursos de pelúcia em Alenquer

Ao adentrar na residência, foram encontrados diversos tipos de drogas como: Cocaína...

SantarémÚltimas notícias

Motorista 'fura' sinal vermelho para tentar fugir de abordagem da PM e acaba preso por tráfico de drogas no Aeroporto Velho

Drogas encontradas com motorista que ‘furou’ sinal vermelho para fugir da polícia...

SantarémÚltimas notícias

Homem com mandado de prisão por tráfico de drogas em Sinop, Mato Grosso, é preso em Santarém

Homem foi apresentado na 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém Dominique...

SantarémÚltimas notícias

PM prende suspeito por furtos recorrentes em escola de Juruti

Ao chegar ao local, os militares encontraram o indivíduo no momento em...

Portal Encontro das Aguas